“Depois de se vangloriar há um ano, o que tem o Presidente do Governo a dizer aos produtores de leite tendo em conta a descida do preço pago ao produtor?” questiona Berto Messias

PS Açores - Há 3 horas

O líder parlamentar do PS/Açores, Berto Messias, lamentou hoje a descida do preço do leite pago ao produtor e os impactos que isso tem na sua atividade, tendo em conta os anúncios feitos pela Unicol, com impactos na Terceira e Graciosa, e pela Bel, com impactos em São Miguel.

“Infelizmente, verifica-se uma redução do preço pago ao produtor que é injusta e que não se coaduna com o trabalho e esforço que os agricultores fazem todos os dias para garantir produção permanente e de grande qualidade”, referiu Berto Messias.

Segundo o líder parlamentar, “sabemos que estão em causa medidas e opções da indústria, mas é certo que quem no passado se vangloriou, de forma politicamente oportunista, pela não descida do preço, esteja agora em silêncio. Recordo que há precisamente um ano, na Graciosa, o Presidente do Governo dos Açores se vangloriou por ser um mediador entre produtores e indústria, supostamente evitando reduções do valor pago aos produtores por sua intervenção”.

“Na altura, o título da nota no site do Governo regional dizia “José Manuel Bolieiro garante revisão do preço do leite pago ao produtor na Graciosa e Terceira”. E agora, onde está o Presidente do Governo quando já foi anunciada uma redução que impacta fortemente na vida dos produtores de leite?”, questiona Berto Messias.

De acordo com o dirigente socialista, “fica evidente como o Governo trabalha na área da agricultura, ao sabor do vento, com propaganda permanente, sem resolver verdadeiramente os problemas do setor. O oportunismo político evidenciado há um ano, resolveu pouco na altura e não resolve nada agora, porque não é assim que se deveria trabalhar num assunto tão sério para o presente e para o futuro da agricultura açoriana”.

“Este é um Governo que todos os dias promete mundos e fundos, dizendo que está tudo bem, mas todos os dias a realidade o contraria”, acrescentou.

“No setor do leite, o registo é o mesmo com um Secretário Regional que se preocupa mais em fazer propaganda, que não cumpre os compromissos financeiros com o setor, que inventa desculpas diferentes todos os dias e que não consegue sair da teia de contradições em que se envolveu”, disse ainda Berto Messias.

Para o líder parlamentar, “é pouco dizer-se que se aceita reconverter explorações de leite para carne, sem que na base disso esteja uma estratégia clara e bem definida e sem ter em conta a volatilidade dos ciclos económicos ou o facto de estarem a entrar no mercado novas indústrias da transformação de leite”.

Berto Messias concluiu sublinhando que “foi este Governo que anunciou que criaria um fundo de garantia para apoiar os agricultores nas descidas do preço de leite pago ao produtor. Onde está esse fundo, o que foi feito, onde está essa compensação?”, questionou.

 

Angra do Heroísmo, 05 de fevereiro de 2026